Durante a festa, os produtos da polpa da juçara e do cambuci serão oferecidos como atrativos e como forma de divulgar sua utilização e incentivar sua comercialização. A festa comemora a safra de Ubatuba.
Com diversas atrações, o público que for até lá, terá também a oportunidade de degustação de um produto ainda pouco conhecido. Pratos típicos da culinária das comunidades tradicionais acrescidos da polpa de juçara e novas receitas devem despertar o apetite do público visitante, que ainda poderá votar para escolher a receita mais saborosa, que fará parte do livro de receitas a ser impresso ao final do projeto. Além de diversas atrações culinárias, grupos musicais e danças típicas da região irão abrilhantar o evento. Os produtos poderão ser adquiridos no local, contribuindo para a geração de renda para as comunidades.
Projeto Juçara
O Projeto Juçara, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, com parceria da Akarui, Fundação Florestal, Prefeituras de Ubatuba e de São Luiz do Paraitinga, entre outros, propõe a recuperação da palmeira juçara nas regiões de Ubatuba, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra.
A palmeira juçara (Euterpe edulis) fornece o palmito, considerado uma iguaria, o que a torna um dos produtos mais explorados da Mata Atlântica, com a prática intensa de extração ilegal na região. O Projeto Juçara visa a recuperação dessa espécie, repovoando as matas da região. Além disso, através da proposta de utilização da polpa do fruto da juçara na culinária, na preparação de diversos pratos ou sucos, pretende-se propiciar geração de renda para as comunidades tradicionais e rurais que vivem na região do Parque Estadual da Serra do Mar. (Fonte: Assessoria de Comunicação/Assessoria do Projeto Juçara).
Texto - Ubatuba em Revista
Nenhum comentário:
Postar um comentário